O próximo dia 8 de Junho foi designado como Dia Mundial do IPv6, numa iniciativa lançada pela Internet Society (ISOC - http://isoc.org/) e apoiada pela maior parte dos service providers (operadores de acesso à internet) e sites de referência a nível mundial, como Google, Microsoft, Facebook, Yahoo e Akamai.

No Dia Mundial do IPv6 os sites participantes, incluindo muitos que apenas estavam disponíveis em IPv4, serão acessíveis simultaneamente em IPv6 e IPv4. Quem estiver a usar apenas IPv4 continuará a aceder como normalmente. Utilizadores que já tiverem activado IPv6 serão automaticamente ligados em IPv6 aos sites participantes. Desta forma é possível avaliar o estado actual da conectividade IPv6 no mundo e sensibilizar utilizadores, operadores e o publico em geral para esta necessidade inevitável. A lista de sites participantes pode ser consultada em:
http://isoc.org/wp/worldipv6day/participants.

E tu, já tens IPv6? Se não sabes faz o teste: http://test-ipv6.com/

Se o teu operador ainda não disponibiliza IPv6 mas gostarias de estar preparado para o futuro já ouviste falar em Tunnel Broker?

Tunnel Broker é uma das técnicas mais simples de se conseguir conectividade IPv6 quando ela ainda não está disponível nativamente na tua rede ou na rede do teu operador do teu acesso à Internet. Esta técnica consiste na criação de um túnel IPv6 dentro da rede IPv4, é criado entre o teu computador ou rede até à rede que irá fornecer a conectividade IPv6. Para incentivar o uso de IPv6, diversas entidades com a SixXS ou a Hurricane disponibilizam estes "Tunnel Brokers" gratuitamente.

 

http://www.sixxs.net/ (recomendado pois tem PoP nacional)
http://gogonet.gogo6.com/ (extremamente simples de usar)
http://www.tunnelbroker.net

Mais informação sobre Tunnel Broker: http://en.wikipedia.org/wiki/Tunnel_broker

Se precisares de ajuda na configuração cria um novo Ticket, nós podemos ajudar :)



Friday, June 3, 2011







« Voltar